Exames

Nossos Exames Procedimentos pré-exames Dúvidas frequentes

Ultrassonografias:

Abdominal total

US_abdomen_totalÉ um procedimento não invasivo, utilizado para avaliação, seguimento, diagnóstico e caracterização das alterações do fígado, da vesícula biliar, dos rins, do pâncreas, da bexiga, dos grandes vasos, do retroperitônio e, eventualmente, do trato gastrointestinal, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas.

É um método que não utiliza nenhum tipo de radiação e não apresenta efeitos colaterais. Além do jejum – necessário porque evita que a vesícula biliar se esvazie e permite avaliar de forma adequada órgãos mais profundos – a repleção da bexiga também é essencial, pois desloca as alças intestinais e atua como uma janela para a transmissão das ondas ultrassônicas, facilitando a visualização e avaliação dos órgãos e estruturas da região abdominal.

Abdome Superior

US_abdomen_superiorÉ um procedimento não invasivo, utilizado para avaliação, seguimento, diagnóstico e caracterização das alterações do fígado, da vesícula biliar, do pâncreas, baço, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas. Em relação ao abdomen total este exame foca somente nos órgãos da parte superior do abdomen não avaliando sua parte inferior.

Articulações, tendões e músculos

US_musculo_articulacoesÉ um exame sem radiação, não invasivo, que avalia tanto articulações, quanto tendões e músculos evidenciando se há ruptura, estiramento de tendões e alguns ligamentos, além de possíveis coleções líquidas.

Ultilizado para avaliar possíveis problemas após dores, traumas, ou por doenças crônicas que acometam as articulações.

Bolsa Escrotal

US_bolsa_escrotalEste exame é realizado sem utilização de radiação e sem causar dor. Ele avalia todo o conteúdo da bolsa escrotal, identificando acúmulos de líquido, nódulos ou outras coleções que possam prover dor ou alterações de aumento do volume. Normalmente utilizado de forma complementar ao exame do médico solicitante.

Doppler arterial e venoso de membros superiores ou inferiores

US_doppler_arterial_venosoO exame Doppler dos membros avalia o fluxo sanguíneo nos vasos, sua direção, existência ou não de obstruções, placas e outras patologias que possam dificultar sua passagem. Quando solicitada a avaliação arterial buscamos principalmente aneurismas, placas ou obstruções do fluxo; já quando solicitado o venoso buscamos principalmente sinais de trombose aguda ou prévia, além de realizar mapas pré-operatórios para cirurgias de varizes ou procedimentos vasculares quando solicitado.

Ecocardiografia

ecocardiografia_ecocardiogramaO que é: Também chamado de Ecodopplercardiograma é uma ultrassonografia – exame de imagens gerado pela emissão e captação de ondas de ultrassom – do coração. O Doppler é uma técnica associada à ultrassonografia, que permite a avaliação do fluxo sanguíneo pelas válvulas e câmaras cardíacas.

Para que serve: Serve para observar a estrutura anatômica e o funcionamento do coração e para pesquisar doenças congênitas ou adquiridas ao longo da vida.

Como é feito: Com o paciente deitado em uma maca, o médico aplica gel na região do tórax – o produto serve para facilitar a transmissão das ondas emitidas pelo aparelho que faz o exame. Com a passagem do aparelho pela região do coração, a máquina capta as imagens da estrutura e funcionamento do órgão, enviando-as para registro e para visualização em um monitor de televisão ou computador.

Ecografia Gestacional

Também chamada de ultrassonografia ou ultrassom é uma primeira forma de contato visual da mamãe com o bebê, aumentando ainda mais o laço afetivo e acompanhamento do desenvolvimento em todas as fases da gestação. Não somente, é uma forma de acompanhar a saúde e a formação saudável do bebê.

Ecografia Transvaginal

art.4Consiste na utilização de ultrassom para examinar os órgãos reprodutores femininos. Esse tipo de exame permite que o médico possa visualizar a forma, estado e posição do útero, das trompas de Falópio e dos ovários. Estas imagens permitem igualmente detectar doenças ou anomalias de desenvolvimento nestes órgãos e nas áreas circundantes.

Ecografia da tireóide

US_tireoideÉ um exame que avalia a tireóide para prevenir ou tratar o desenvolvimento de nódulos na tireoide, podendo evitar assim problemas maiores relacionados ao desenvolvimento deste. Com o diagnóstico em mãos o ideal é procurar um médico endocrinologista para uma avaliação adequada.

Ecografia renal

US_rins_e_vias_urinariasÉ também um exame indolor e pouco invasivo que não utiliza qualquer emissão de radiação. Neste exames pode ser determinado o tamanho e a forma dos rins e permite ainda detectar massa e/ou anomalias.

Doppler

É uma tecnologia associada a ultrassonografia, que avalia o fluxo sanguíneo e a existência de estreitamentos e/ou entupimentos de veias ou artérias. Também pode ser utilizado na investigação de aneurismas, acidente vascular cerebral (AVC), entre outros.

Glândulas Salivares (submandibulares, parótidas)

US_glandulas_salivaresAvalia a textura e formato, além da presença ou não de nódulos ou cistos nestas glândulas (parótidas, submandibulares e sublinguais). Também é um exame inócuo, como os demais, utilizando somente ondas sonoras inaudíveis e gel no local para sua realização.

Obstétrica (translucência nucal, Rastreamento para Cromossomopatias, morfológica, dopplerfluxometria)

A ultrassonografia obstétrica é um meio consagrado para avaliação do bebê em sua fase intra-uterina, desenvolvido inicialmente há mais de 30 anos e se desenvolvendo desde então junto com a tecnologia e os estudos médicos.

A US obstétrica do 1º trimestre é utilizadas para avaliação do embrião/feto nos primeiros 3 meses quando é possível a mais correta datação da gestação. Este exame por vezes tem de ser complementado por via transvaginal devido o pequeno tamanho do embrião no início da gestação. Nessa fase, este pode ser complementado pela avaliação de translucência nucal (TN) que é um modo de rastreio de Síndromes, como Down e outras… apesar de não descartar completamente a possibilidade das mesmas quando normal. De forma semelhante, a US morfológica do 1º trimestre utiliza mais medidas, análises e cálculos para tornar o rastreamento mais completo por meio ultrassonográfico disponível para a fase inicial. Tanto a US obstétrica do 1º trimestre com TN quanto a US morfólogica do 1º trimestre devem ser realizadas entre 11 semanas a 13 semanas e 6 dias.

A US obstétrica do 2-3º trimestre / US obstétrico de rotina  avalia o bebê em fase mais avançada, quando as estruturas básicas externas já estão formadas, porém diversas estruturas internas, além de seu peso, ainda estão em crescimento/desenvolvimento. Este exame pode ser realizado em qualquer idade gestacional. Nesse período está disponível US morfológico do 2-3º trimestre que irá avaliar de forma mais detalhada as estruturas internas do feto, realizando inúmeros cálculos, buscando principalmente identificar defeitos de formação que possam ser evidenciados ao ultrassom. Devido a formação/calcificação dos ossos, esse exame deve ser realizado entre 22 semanas e 24 semanas e 6 dias idealmente.

US_doppler_obsterico
Doppler Obstétrico

Também existe o Doppler obstétrico ou US obstétrico com Doppler que serve para avaliar o fluxo de sangue do feto, do útero da mãe e a relação entre eles, dessa forma avaliando de forma indireta o bem estar do bebê no momento. Este exame pode ser realizado em diversas fases da gestação, mas preferencialmente no 2º e 3º trimestre, quando tem mais utilidade para o médico.

Esse breve esclarecimento pode e deve ser complementado pelo seu médico do pré-natal, porém qualquer dúvida em relação a datas entre em contato com nossa equipe.

Prostata (via abdominal e transretal)

US_prostataEsse exame é solicitado na maioria das vezes para homens com mais de 50 anos para avaliar o crescimento/hiperplasia da próstata que pode se relacionar a retenção urinária, dificuldades para micção, jato fraco e outros sintomas. Outras vezes, é solicitado apenas como acompanhamento do tamanho da próstata e também para rastreio de outros problemas nas vesículas seminais e imediações.

Região Cervical

US_cervicalEste exame avalia gânglios cervicais (linfonodos) e parótidas por meio de ondas inaudíveis e inócuas, as estruturas da face anterior do pescoço, como tireoide, glândulas submandibulares, parótidas, além de possíveis massas ou nódulos na região.

Região Inguinal

US_regiao_inguinalExame ultrassonográfico focado para esclarecimento de dores, abaulamentos e principalmente suspeita de hérnias ou linfonodomegalias na região da virilha. Realizado como os demais utilizando aplicação de gel no local e quando necessário solicitando manobras de sopro/esforço abdominal para testes.

Outros diagnósticos

Fazem parte da nossa lista de serviços. Entre em contato conosco através da nossa página ou por telefone para esclarecer quaisquer dúvidas sobre outras modalidades de exames. Teremos satisfação em lhe atender.
× Como posso te ajudar?